Instagram

[fts instagram instagram_id=440231794 super_gallery=yes image_size=125px icon_size=65px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=no image_stack_animation=no type=user]

Conheça os benefícios da vitamina D: vitamina do sol

By Luana Barbosa 3 anos agoNo Comments

A vitamina D é conhecida como vitamina do sol, aliás, é popularmente conhecido por todos nós de que 15 a 20 minutos de exposição ao sol sem o uso de filtro solar pode fornecer uma dose benéfica desta vitamina. Entretanto, a produção dela depende de inúmeros fatores: poluição, horário do dia, estação do ano, tamanho da área exposta, saúde do fígado e rim, medicamentos utilizados e etc…

Estudos constatam que existe uma pandemia de baixos níveis de vitamina D e a grande necessidade de sua suplementação no dias de hoje. São inúmeras pesquisas e artigos sobre o tema, desde que cientistas e médicos ainda trabalham para compreender a essencialidade dessa vitamina dentro do corpo humano.

Como dosar vitamina D no sangue? E como saber se estou com deficiência desta vitamina?

Pesquisadores advertem que o exame de vitamina D deve ser incluso na lista de exames de check-up/rotina. Para saber a sua quantidade de vitamina D no organismo é necessário o exame 25 Hidroxi-Vitamina D.  Os níveis normais são acima de 30ng/mL, deficiência <20ng/mL e insuficiência <12ng/mL.

Sugere-se manter os níveis sanguíneos acima de 30ng/mL, ou mais elevado, em torno de 60ng/mL a 80ng/mL, caso possua alguma patologia.

Por que a vitamina D é importante?

Há muito tempo atrás a vitamina D era vista e indicada apenas para saúde dos ossos, entretanto as descobertas recentes nos mostram funções que vão muito além da saúde óssea. A vitamina D em níveis adequados no nosso organismo atua prevenindo infecções, doenças auto-imunes, cardíacas, degenerativas do sistema nervoso e diversos tipos de cânceres.

Quais efeitos benéficos de níveis elevados de vitamina D?

Os níveis sanguíneos elevados acima de 40ng/mL podem estar associados a longevidade e garantem muitos outros benefícios no organismo todo, como pode ver abaixo:

  • Ossos e músculos: protege contra osteoporose; diminui fadiga muscular;
  • Coração: reduz o risco de AVC e melhora a função cardíaca e controle da pressão arterial;
  • Cérebro: protege contra demência, auxilia crianças e adultos autistas, previne depressão;
  • Câncer: reduz mortalidade em câncer de mama (37%), linfoma (52%), colorretal (45%). Reduz risco de câncer de próstata, câncer de mama e ajuda no tratamento quimioterápico.
  • Pós cirúrgico: diminui risco de infecções e melhora recuperação dos pacientes.
  • Demais benefícios: melhora a função intestinal, o metabolismo na glicose e o controle do diabetes, recupera imunidade e atua reduzindo a inflamação.

Como suplementar a vitamina D? Posso comprar diretamente na farmácia?

Uma maneira sensata de obter essa vitamina é através da suplementação, ingerida juntamente com uma refeição ou manipulada em óleo para melhor absorção. Mas, os polivitamínicos populares não contém uma dosagem suficiente para fornecer melhoras na saúde e aumentar os níveis séricos. Isto é, em geral fornecem 400UI, bem abaixo do valor recomendado para atingir o valor adequado (acima de 2000UI ).

É uma vitamina de baixo custo e fácil de adquirir. Após o resultado dos seus exames converse com o seu médico para suplementar a dose adequada a sua necessidade e situação. Essa suplementação se dá também de forma injetável dependendo de cada caso.  Lembre-se que a insuficiência e falta desta vitamina está associada com maior risco de doenças cardíacas, auto-imunes, câncer e inflamação crônica, por isso, mantenha sempre em níveis adequados.

 

 

 

Categories:
  AlimentosDicasNutrição funcionalSaúde alimentar
this post was shared 0 times
 300