Sobre mim

Eu não tenho uma profissão, eu tenho uma paixão.

Sou formada em Nutrição (2014) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (2017). Eu vou contar detalhadamente aqui, algumas experiências pessoais transformadoras que eu tive, dentre elas: a remissão da artrite reumatóide. Utilizei estratégias para trazer o meu sistema imunológico de forma mais equilibrada possível com foco em diminuir dor e melhorar a qualidade de vida, além de recuperar a massa muscular. Nesse processo em busca da remissão, tive que ter coragem para entender que corpo e mente são indissociáveis. 

Desde 2015 me dedico a realizar um atendimento empático contribuindo para que as pessoas tenham mais saúde, ajudei milhares de pacientes a emagrecerem de uma maneira equilibrada e saudável. Tudo começou depois de um mergulho pessoal, na nutrição comigo mesma. Nessa jornada de 8 anos com atendimento em consultório, eu tive o privilégio de conhecer muitos pacientes com histórias lindas e únicas e evoluir a cada atendimento, como nutricionista e como pessoa. 

Luana Barbosa - Nutricionista Funcional On-line

Principais cursos e especializações

  • Alergias e hipersensibilidade alimentar tardia;
  • Diagnóstico nutricional através da análise de sinais e sintomas;
  • Autoimune: nutrição, remissão e ressignificação; 
  • Exames laboratoriais: interpretação eficiente; 
  • Como atender o paciente vegetariano;
  • Programação da gestação saudável; 
  • Epigenes (conhecimento sobre testes genéticos para nutrigenética);

Conheça meu serviço Entrar em contato

Minha história com a nutrição

Dividindo duas histórias sobre mim, essa primeira envolve a nutrição e mudanças de hábitos e a outra a mente.

Tudo começou com um mergulho interno dentro de mim. Eu não fui uma criança e nem uma adolescente saudável, meu paladar sempre foi muito infantil e seletivo. 

Quando cheguei na fase adulta, tive muitos problemas decorrentes da má alimentação, tive bastante acne e muitas crises de dores de estômago (segundo os médicos, era emocional). 

Eu vivi uma fase muito inflamada por falta de conhecimento,vivia no pronto socorro a cada 2 meses pelas crises de gastrite não-diagnosticada, eu não tinha imunidade, sempre estava com enjôo, não tolerava nenhum tipo de pó que já atacava uma leve rinite, quando não era isso sentia fortes dores de cabeça (enxaqueca) e muito episódio de sinusite. 

Acredite, eu comia muito mal: leite com nescau, MCDonald’s, refrigerantes, bolacha recheada, clube social…nessa época eu tinha muita queda de cabelo, gastava horrores com shampoos caros e máscaras de tratamento da Kérastase, de fato não resolveram comigo. 

Eu era formada em nutrição, mas trabalhava no Hotel Unique em São Paulo, ou seja, não estava na área clínica, até que…eu tive um clique: de repente, eu vi uma luz do fim do túnel.

Comecei a questionar “qual a causa disso tudo?”. E esse questionamento me levou a estudar por conta própria por um tempo lendo artigos, livros e foi como eu conheci a Nutrição Funcional. 

Ao mesmo momento que ia aprendendo, colocava em prática e a minha suspeita era hipersensibilidade alimentar tardia, tudo com embasamento de sinais, sintomas e muito estudo. 

Não precisei fazer nenhum tipo de teste de alergia. Eu testei o método por 60 dias e para minha surpresa, a gastrite desapareceu. Surgiu um amor…que nutrição é essa? Que em 60 dias (8 semanas) resolveu o que anos sendo medicada não resolvia? 

Depois de vivenciar esse processo em mim, fui logo em seguida iniciar a minha pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, na VP. E eu fui descobrindo o verdadeiro poder de nutrir profundamente o organismo com tudo aquilo que ele precisa. 

Para a minha maior alegria, dois anos depois de transformar a minha alimentação, eu comecei ouvir elogios repetidos do cabelo e da minha pele. Até que um dia, peguei uma foto antiga do cabelo (2014) e comparei com a atual (2017), fiquei impressionada. Mergulhei profundamente nesse tema desde então. 

Até hoje, não conheci ninguém que entrou nesse caminho e não teve melhoras significativas, o corpo responde ao nosso favor, vem a disposição, energia, bom humor, um intestino que funciona bem, um sono de qualidade e o bem-estar. 

E para bem longe se vão as dores de cabeça, as “ites”, as irritações, as dores, as gripes, a fadiga, a insônia, etc. E de brinde aparece uma unha forte, um cabelo nutrido e uma pele ótima. 

Aplico no consultório tudo o que vivo e sou muito apaixonada e grata. Desde 2015 eu não tomo leite de vaca, refrigerantes, MC Donalds ou bolacha recheada. Esse processo de mudança vive em mim até hoje, a base da minha alimentação é verduras, grãos, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas. Adoro cozinhar e fazer a minha própria comida. Eu usei as ferramentas certas e consegui em 8 semanas sentir o que nunca tinha sentido antes. 

A doença autoimune e eu

Como gatilho de uma vida estressante vivendo e trabalhando em São Paulo, tive o diagnóstico de artrite reumatóide, em 2018. Foi uma surpresa e tanto, sentia crises de dores articulares muito fortes e demorei a entender que não bastava só se alimentar extremamente saudável e se exercitar, se não cuidar do estresse e da mente. 

Nessa mesma época, eu estava em uma rotina profissional intensa, mas no momento, não percebi por amar muito o que faço.

Comecei um tratamento medicamentoso, e em paralelo a isso, fui me especializando em doenças autoimunes na nutrição (eu gostaria de em algum momento, tirar a medicação). O tratamento medicamentoso não é um fracasso, muitas vezes é necessário, quando comecei com a medicação (imunossupressor + corticoide) ela me tirou das crises, consegui ter uma rotina normal mas eu perdi muita massa muscular. 

Enfim, chegamos em 2020 e a medicação parou de fazer efeito, essa questão em si vai depender da intensidade e da evolução da doença, nessa época a minha rotina de trabalho me consumia muito, enquanto a saúde da minha mente estava com uma redução (temporária) de dedicação. 

Bom, logo, entramos na pandemia: as crises de artrite reumatóide voltaram forte, e de brinde tive uma alopecia areata, meus médicos queriam me afastar do meu trabalho de todo jeito. Eu trabalhei por 3 anos em uma clínica de emagrecimento, localizada na Av. Brasil, obviamente não foi possível me afastar e eu continuei até o meu limite. 

Levei essa rotina de trabalho, à frente da minha saúde por mais 7 meses (prioridades invertidas, eu sei). Fechei esse ciclo muito agradecida por tudo e com sensação de dever cumprido. 

Há um prazer muito grande em sentir que somos bons no que fazemos e que contribuímos para o bem do próximo.

 



Eu consegui a tão sonhada remissão da artrite reumatóide, 6 meses depois da minha saída do antigo trabalho, utilizei estratégias para trazer o meu sistema imunológico de forma mais equilibrada possível, tive um comprometimento importante no pulso direito mas nem lembro disso no dia-a-dia.

Eu tenho como prioridade fazer musculação no primeiro horário ao acordar e pratico essa modalidade no mínimo 5x por semana, desta maneira, eu recuperei toda a massa muscular perdida anteriormente com uso de remédios.

Hoje eu tenho mais massa muscular do que há anos atrás graças a esses três pilares: exercício de força, alimentação e ritual do sono. Eu comemorei a remissão da artrite fazendo um trekking de montanha no Pico dos Marins (com 7h de subida), antes eu nem sonhava com isso…

E aprendi: quando você descuida da mente, você adoece. E é nessas horas que eu penso: “que bom que eu escolhi ser nutricionista;” “que bom que eu exerço essa profissão”. 

ps: Se você usa medicação não se sinta frustado. A medida que for percebendo melhora das suas dores e qualidade de vida converse com seu médico reumatologista. Existe uma possibilidade de ajustes e/ou espaçamento das medicações. Só o remédio não fará diferença sem mudar o estilo de vida. 


Poder escolher é o verdadeiro significado de liberdade”.

Hoje eu sei dividir a saúde, o trabalho, o tempo para mim e o tempo para os outros, sem deixar nada de fora.  Escrevi detalhadamente a minha história porque acredito que não há separação real entre vida pessoal e profissional. Percebi que quando estamos alinhados com o nosso potencial e os nossos valores, a satisfação do nosso trabalho se faz muito presente. Me encontro em dia com a minha saúde, bem-estar, gestão de tempo, prioridades e cheia de energia para ajudar quem me procura.

Conheça meu serviço Entrar em contato

Todos os direitos reservados para Luana Barbosa. All Rights Reserved.